sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Eu encareto, tu encaretas, ele encareta...


O mundo de hoje tem sido cada vez mais “chato”, ou seria melhor dizer mais exigente com o respeito ao espaço do outro, com a saúde do homem e do planeta. No fim, a verdade é que não dá mais para não refletir sobre o que se está fazendo, como e onde e, principalmente, dentro de que grupo. São olhares de desprezo, multa, culpa, sentimento de pouca civilidade, sendo otimista, claro. Até porque não faltam pessoas só pensando que: o mundo tá careta demais, eu quero, eu posso e vou fazer. E o outro? Que espere ou que seja esperto também.

Quem podia imaginar antes dos anos 70 não fumar em lugares públicos, comida a base de folhas, ida aos supermercados com bolsas próprias para economizar sacolas de plástico, lixo reciclado, crédito de carbono? Nos tempos dos meus pais, já que estou na casa dos 30, não assustaria ninguém uma mulher com um barrigão (de grávida mesmo) com um cigarro na boca, lixo sendo jogado no chão, carnaval com muita serpentina e carro sendo lavado na calçada com aquela mangueira potente. Aja água.

Prefiro defender que os dias de hoje são mais civilizados ou no mínimo mais coerentes com a sobrevivência da própria raça humana, e não só uma questão de caretice. A própria história do planeta comprova que é uma questão de evolução. Há tempos ninguém puxa uma mulher pelos cabelos como símbolo de masculinidade e liderança familiar, não com apoio da sociedade.

O homem discutiu a natureza, a sociedade, evoluiu na filosofia, entrou nas trevas e depois recomeçou tudo por com a revolução industrial, guerras, guerras e depois discussões de paz, revisão econômica e mais discussões ambientais, existenciais e tecnológicas. É um panelão de emoções vividas todas juntas e rapidamente. E não esqueçamos das pegadas ecológicas. Se cai um famoso na China, cinco minutos e é fato público. Chamou alguém de preto, processo nele. Botou criança em propaganda inapropriada, veto na hora. Que o diga a última ação publicitária da cerveja Devassa.

E assim segue a humanidade. Pessoas felizes com o mundo mais saudável, outros que só queriam a velha e boa boemia com muita bituca de cigarro. E não ignoremos os alheios a tudo. Político que rouba, não pode. Gente homofóbica e preconceituosa, também não podem. Encaretemos, logo!!!

Nenhum comentário: