domingo, 28 de setembro de 2008

Detesto dodóis


Provavelmente você não entendeu nada do meu título, mas já explico: não lido bem com pessoas sensíveis demais. Tudo magoa, tudo é motivo para chorar ou ficar encanado. Não que todos nós não tenhamos isso em algumas situações da vida, mas sempre, é chatice. Imagine uma pessoa que você sempre pisa em ovos. Nada pode ser falado sem uma intensa reflexão antes. Dodói demais pra mim.

Você até quer ajudar alguém dodói algumas vezes, mas não dá. Como você pode dizer para uma figura dessas que ela ou ele precisa emagrecer. Ou que foi egoísta em uma determinada situação. Imagina então ter que dizer que viu o namorado ou a namorada com outros. Nossa, é barra. Aí o dodói vive se ferrando e não sabe o porquê. Porque não quer encarar a vida com um pouco mais de indiferença, sem achar que tudo é pessoal, ou que o mundo precisa mudar para não atingir suas feridas.

Juro que faço este texto sem ter qualquer estímulo de fatos dos últimos dias. Na verdade é algo que sempre preguei e que faz parte do meu perfil prático de levar a vida. Vamos chorar menos e sorrir mais. Reclamar menos e agradecer mais. Fazer mais e pedir menos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que os dodóis nem merecem um post! Os dodóis não precisam de atenção, eles querem atenção. Os dodóis não precisam de um parceiro, eles desejam ter um. Assim como todo o resto, eles querem tudo o que não precisam, mas com a diferença de que eles deitam na calçada de qualquer esquina movimentada e choram em voz alta (e choram ainda mais alto quando alguém lhes dá um pirulito). Mas discordo em um ponto...Não poderia (claro!) permitir associar a sensibilidade à falta de noção. Assim como existem práticos dodóis e bem chatos, tb existem sensíveis práticos. Eles não sentem menos ou mais dores que os demais, mas vão além da dor que sentem não somente para reprimi-la ou para chorá-la , mas para tratá-la (talvez a vida toda) com a atenção devida e necessária. São aqueles que se dão conta de que o problema é o estrabismo.