quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Rindo com as eleições

Estava comentando esses dias como tem jingle de difícil pronuncia nas eleições deste ano. Só para ilustrar, pensem no “Carrega na Catraca, Carrega na Catraca” (http://www.marta13.can.br/video_galerias.php?videoId=213&t=C&galeriaVideoId=).

É quase uma sessão de fonoaudiologia. Tente repetir umas cinco vezes seguidas, sem pausa. Entendeu não é? Falta fôlego. Tem ainda jingle que tem mais palavras do que o ritmo permite. Você percebe claramente o esforço aplicado aqui: http://www.kassab25.com.br/lista-videos/comerciais-de-tv.

Os meus comentários não são contra um ou outro candidato. Só acho ótimo rir com as publicidades. Tem para todo gosto, com direito ao uso das coisas mais bizarras possíveis. Tem até quem lança moda, como o candidato Hilton Coelho, de Salvador.



Para relembrar outros jingles históricos tem uma matéria de agosto do G1 que vale a pena ser lida e ouvida: http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL717127-15693,00.html.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que eu acho mais incrível é que todas as músicas seguem um mesmo padrão, meio forró com batucada e tal. Tenho certeza: Houve pesquisa e um profundo estudo pra chegar ao ritmo mais adequado ao ouvido brasileiro! Só não consigo imaginar a Marta ou Maluf (o Cara)dançando isso daí. Enfim... Até gosto das músicas, admito. Mas não sei pq, esse do Carrega na Catraca aí me da um enjôo, uma coisa na boca do estômado, sei lá...A impresão que dá é a de que serei invadido por um crise de pânico!!
Não sei explicar...É metafísico.

Luís Joly disse...

Será que somos nostálgicos até nos jingles de política? Pois os de antigamente eu acho bem melhores. E não me refiro ao "Varre vassourinha", que é mais velho mesmo, mas a alguns do Mario Covas, Maluf, Afif (quando o Maluf ainda era grande) e até do Pitta.