sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Teoria da Relatividade

Estive na exposição “Einstein”, que está em cartaz até 14 de dezembro no Pavilhão Armando de Arruda Pereira, no Parque do Ibirapuera, São Paulo, e comecei a entender, ou acho que comecei a entender, a relação entre tempo, velocidade, movimento e massa, segundo a Teoria da Relatividade. Aí hoje resolvi tentar escrever sobre o tema porque ele remete muito a frases que falamos no dia-a-dia, como: tudo é relativo, o tempo está passando rápido demais etc.

Claro que algumas coisas não terão na prática similaridade com a teoria, mas outras sim. Antes de falar da questão puramente física, vale questionar se é possível que frases do dia-a-dia sejam também inspiradas nos estudo de Einstein, será? Adoro pensar sobre a origem de palavras e de termos. Até estou devendo falar para vocês sobre o livro “Com a língua de fora”, que adoro. Ele tem explicações para diversas palavras bizarras que usamos.

Por exemplo, quando falamos que tudo é relativo nessa vida, na física, segundo Einstein, é mesmo. O movimento depende sempre de um referencial. Eu estou em movimento de acordo com o local onde me encontro. Se estou no meu carro dirigindo pelas ruas, eu não estou em movimento em relação ao meu bem (o carro), e sim em relação às ruas. Entendeu? Se estou no meu quarto paradinha estou sem movimento frente ao planeta terra, mas diante do universo estou em movimento com o Terra.

Você deve estar se perguntando por que alguém se dá ao trabalho de pensar nisso, aí respondo com a minha opinião: porque a busca pelo conhecimento é das coisas mais fantásticas que nós, seres humanos pouco evoluídos, temos ou podemos ter.

Ok, voltando ao tema. Fora a questão da relação real entre os ditados e as explicações da física, vi que é possível comprovar que o tempo pode estar passando mais rápido sim. E melhor, você pode também envelhecer mais devagar e parecer mais magro. Será que estou dando nó na cabeça de vocês? Eu mesma às vezes não sei como fico pensando nessas coisas, quando na verdade sou uma jornalista generalista e especialista de tudo e de nada. Hehehehe...

Explicando: Einstein provou que quanto mais próximo você estiver da velocidade da luz (cerca de 300.000 km/s) mais devagar passará o tempo para você. Ou seja, se você for viajar no espaço provavelmente pode conseguir voltar mais jovem para o Planeta Terra. E tem mais, não só é possível a dilatação do tempo, mas também a contração do espaço. Você também pode parecer menos gordo. Agora já não sei ao certo se não estou falando bobagem.

Gente, não é que a física é legal pra caramba. Hoje me sinto um pouco imbecil de ter sido uma aluna medíocre na matéria. Quem sabe eu não poderia estar mais próxima de entender de verdade como viajar no tempo, por exemplo.

Para não parecer que eu tomei um ácido e resolvi escrever no blog vejam os vídeos abaixo:



4 comentários:

Anônimo disse...

Podemos dizer que a relatividade vai além da física de Einstein? É relativo porque cada mente trabalha de uma maneira: o que passa rápido para alguns, para outros passa devagar; o que é gordo para aqueles, é magro para estes e assim por diante...o ano pode passar voando para mim e para você ser tedioso...enfim.... Viva as diferenças, e a relatividade!

ivygirao disse...

Sim, parece que voce tomou um acido!!!
Beijos!

Vitor disse...

Apesar da sua linguagem ser bacana para o tema e o seu blog ser um veículo mais legal ainda aos meus olhos, não consigo gostar de física de jeito nenhum...por mais que você se esforce em me explicar, Ada, eu vou sempre achar que não faz sentido algum tudo isso hahahahhaha desculpa =/

Panqueique disse...

Gente, agora estou preocupada. Não sou louca, juro. Só achei o tema fantástico e confesso que me senti um pouco mais sábia e aí adorei compartilhar o assunto.